Papel Ofício
  • Trabalhos
  • Artigos
  • Sobre
  • Contatos

Últimos pensamentos

Quer ler textos sobre o apaixonante mundo da escrita? Pois você está no lugar certo.
SUBSCREVER

A (nem sempre fácil) relação entre autores e editores

26/3/2018

0 Comments

 
Imagem
 

As funções de autoria e edição em um texto são, teoricamente, bem definidas. Como os nomes mesmo apontam, o autor é aquele que escreve; já o editor tem a função de trabalhar o texto escrito, para que este fique adequado aos fins propostos. Parece bem fácil quando dito dessa forma: cada um cumpre adequadamente o papel que lhe cabe e pronto! Mas, ao nos aproximarmos bem de um processo edição, vamos perceber que ele não é tão linear e tranquilo quanto parece.


Primeiro é preciso considerar que nem sempre autores e editores possuem o mesmo pensamento sobre os textos: ideias e procedimentos podem ser distintos, o que talvez torne menos fluido o diálogo entre os profissionais. Deve haver afinação temática e conceitual entre quem escreve e edita um texto. Por exemplo, se o editor encomendou uma obra com tom leve e parcimonioso e a autora entregou uma história densa e sofrida, é bem possível que haja uma tensão entre ambos. Um outro exemplo pode ser o da adaptação de uma tese de doutorado para publicação em livro, quando uma editora e um autor entraram em conflito quanto à linguagem empregada no texto. 


Há também questões específicas sobre trechos e palavras que fazem parte das escolhas do escritor e das quais ele não quer abrir mão. Um caso para exemplificar: o autor utiliza uma expressão que, segundo o editor, pode ofender certos grupos sociais. Enquanto o editor, o responsável pela publicação do texto, é prudente em relação à expressão, o autor defende com veemência a manutenção da frase tal como está, alegando a capacidade dos leitores de discernir se o termo é ou não violento a pessoas e grupos. 


O relacionamento entre autores e editores parte do pressuposto que as intenções para com as obras sejam semelhantes e que cada um tem a oportunidade de discutir questões até que sejam suficientemente dirimidas. É desse precioso diálogo que eventuais dissensos podem ser resolvidos, com soluções que vão contribuir com a legibilidade do texto. Os autores precisam lembrar de que a responsabilidade pela publicação é dos editores, são eles que possuem os meios para fazer os textos chegarem aos leitores, enquanto os editores devem estar conscientes de que entre as suas funções não está a de autoria.


Podemos considerar, portanto, que há uma política editorial que deve envolver cada processo de publicação. Essa política envolve diversas competências — lembremos também da revisão e da preparação de texto — e precisa, necessariamente, abrir espaço para o diálogo sobre cada aspecto da publicação: das mínimas estruturas, como a da palavra, até as questões que envolvem a estrutura dos capítulos e a supressão ou reescrita de trechos. Para que o processo seja o mais harmônico possível, principalmente entre autores e editores, cada um precisa reconhecer corretamente sua função, estar pronto para a escuta e utilizar critérios e argumentos razoáveis para a defesa de seus pontos. O equilíbrio do processo editorial vai se refletir positivamente na obra. 
0 Comments

    Joice Nunes

    Graduada em Letras, revisora de textos e escritora. Estou sempre com um livro nas mãos, desde criança. Tenho a palavra escrita  como algo fundamental em minha vida. Se isso não for amor, não sei o que mais poderia ser. :)   

    Categorias

    Todos
    Revisão De Textos
    Vida Acadêmica

    Histórico

    Março 2018
    Outubro 2017
    Julho 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016

Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Trabalhos
  • Artigos
  • Sobre
  • Contatos