Papel Ofício
  • Trabalhos
  • Artigos
  • Sobre
  • Contatos

Últimos pensamentos

Quer ler textos sobre o apaixonante mundo da escrita? Pois você está no lugar certo.
SUBSCREVER

Como escrever uma carta de intenção para mestrado?

24/6/2016

0 Comments

 
Imagem
Imagine você, um (a) estudante dedicado (a), que batalhou na graduação para obter as melhores notas, foi monitor (a) de disciplinas, participou de projetos de extensão e pesquisa na sua universidade e escreveu vários artigos que foram publicados em revistas científicas. Tudo com orientação de um (a) professor (a), claro!
Em suma, você foi um (a) estudante mobilizado (a) e interessado (a) na sua área acadêmica, sequioso por leituras que pudessem satisfazer às suas curiosidades teóricas. Você, portanto, é um (a) aluno (a) pesquisador (a). A ciência te apaixona. As teorias te inquietam. Provar um ponto de vista é tão importante para você quanto foi, para Darwin, atestar a teoria da evolução.
​

Ora, a graduação dura, no máximo, 6 anos, a depender da área. E você tem a vida toda pela frente. Seria justo dar cabo do que construiu durante este tempo, justamente agora que você se sente pronto para amadurecer ainda mais as suas teorias? Claro que não, né? Canudo de graduado (a) na mão, agora é hora de pensar no mestrado.
A maioria dos programas de pós-graduação exige, dentre outras coisas, uma carta de intenção. Parece algo simples, afinal, são poucas linhas onde você vai falar da sua personalidade, experiências, competências e aspirações. E é aí, meu amigo e minha amiga, que reside o problema. Como dizer em poucas palavras tudo o que você deseja pesquisar em dois anos de mestrado?

Em primeiro lugar, tenha em mente as pessoas que vão ler este documento, ou seja, a temida banca de admissão. Eles vão avaliar o seu texto. Têm o poder de te deixar dentro ou fora desta oportunidade. São pessoas gabaritadas para tal atividade, claro. Escreva como se você fosse um deles. Coloque-se no lugar do outro. Isto te dá uma visão mais objetiva do processo.

Abaixo você lerá algumas instruções sobre como elaborar a contento sua carta de intenção:
– algumas universidades já dão um certo direcionamento para o estudante, ou seja, solicitam informações que podem ser uma mão na roda na hora de redigir a carta. Se não tiver certeza do que eles querem, não hesite em ligar para a secretaria e solicitar mais detalhes;
– escreva muitos rascunhos. Não considere a primeira versão. Você sempre vai encontrar algo que pode ser melhorado.
-apresente-se de forma concisa. Não precisa falar da sua árvore genealógica ou que seu tio-avô foi doctor honoris causa em Economia no ano de 1978;
-escreva acerca de suas credenciais, dos projetos de pesquisa que participou e de suas experiências em empregos, se tiver;
-elenque suas principais premiações e artigos publicados;
– discorra muito bem sobre a universidade para a qual está se candidatando. Mostre que conhece as pesquisas que esta realiza na sua área de interesse; e
-por fim, depois de tudo escrito, recorra a um revisor de textos. Este profissional certamente vai te ajudar a encontrar pequenos deslizes que você, por estar imerso no trabalho, deixou passar.
​

É isso! Espero que este humilde artigo possa ajudá-los de alguma forma. Se quiserem discutir algo sobre o assunto, podem deixar comentários na caixinha logo abaixo.
0 Comments



Leave a Reply.

    Joice Nunes

    Graduada em Letras, revisora de textos e escritora. Estou sempre com um livro nas mãos, desde criança. Tenho a palavra escrita  como algo fundamental em minha vida. Se isso não for amor, não sei o que mais poderia ser. :)   

    Categorias

    Todos
    Revisão De Textos
    Vida Acadêmica

    Histórico

    Março 2018
    Outubro 2017
    Julho 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016

Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Trabalhos
  • Artigos
  • Sobre
  • Contatos