Papel Ofício
  • Trabalhos
  • Artigos
  • Sobre
  • Contatos

Últimos pensamentos

Quer ler textos sobre o apaixonante mundo da escrita? Pois você está no lugar certo.
SUBSCREVER

Como fazer uma boa defesa oral do seu trabalho acadêmico?

22/4/2016

0 Comments

 
Imagem
Você escreveu sua tese, dissertação ou monografia. Fez todo o dever de casa: leu a bibliografia (não toda, mas disfarça), as hipóteses e teorias estão muito bem embasadas, você contratou um serviço de revisão e formatação e imprimiu as cópias para a banca. Ufa! Acabou a agonia! Não! Espera! Ainda tem mais um pequeno “detalhe” que não pode deixar de ser cuidado por você, sobretudo se tiver pânico de falar em público: a temida apresentação oral. Abaixo elencamos algumas dicas que podem ser seguidas para ajudá-los (as) nesta hora em que o (a) orientando (a) sua frio e as pernas tremem!


Prepare os tópicos e argumentações
Apresentações que apenas “jogam” informações para os ouvintes sem contextualização ou significado são muito chatas. Antes da apresentação, prepare os principais tópicos, a fim de apresentá-los de forma objetiva (mas sem superficialidade, por favor) e argumentá-los com a banca de forma segura e concisa.
Assista a defesas de temas próximos aos seus com professores que irão participar da sua banca
Isso vai te ajudar a analisar questões como tempo de fala e descobrir quais são os principais questionamentos feitos pelos (as) professores (as).

Peça ajuda ao seu grupo de pesquisa
Se você faz parte de um grupo de pesquisa, faça uma apresentação a eles e peça que digam onde você pode melhorar.
Administre bem o tempo
Como você terá, no máximo, 30 minutos para apresentar aquilo que demorou meses para construir (sacanagem, não é?), o ideal é que comece fazendo o seguinte percurso: agradeça à banca e a todos os presentes; fale um pouco sobre sua trajetória de pesquisa; apresente brevemente os resultados. Não precisa ser muito específico. A banca já leu o seu trabalho e, não se engane, já tem uma opinião formada sobre ele.

O professor me fez uma pergunta e eu não sei respondê-la. E agora?
Agora é respirar fundo e não entrar em desespero. Reconheça que não tem domínio sobre a questão. Ninguém é obrigado a saber tudo, e um trabalho de conclusão de graduação ou pós-graduação não te faz um mestre dos magos, aquele que tem todas as respostas. Antes, mostra que você decidiu seguir aquele caminho justamente porque deseja aprender mais e mais.

Não leve as críticas da banca para o lado pessoal!
Nunca, jamais, em tempo algum fique chateado(a) com as críticas da banca. Eles te dão sugestões construtivas que você deve incorporar ao seu trabalho. Lembre-se que eles estão percorrendo o caminho acadêmico há mais tempo que você, e por isso têm conhecimentos para dividir e te ajudar a melhorar. Anote tudo o que for dito por eles. Estes apontamentos serão valiosos para as suas pesquisas.
0 Comments



Leave a Reply.

    Joice Nunes

    Graduada em Letras, revisora de textos e escritora. Estou sempre com um livro nas mãos, desde criança. Tenho a palavra escrita  como algo fundamental em minha vida. Se isso não for amor, não sei o que mais poderia ser. :)   

    Categorias

    Todos
    Revisão De Textos
    Vida Acadêmica

    Histórico

    Março 2018
    Outubro 2017
    Julho 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016

Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Trabalhos
  • Artigos
  • Sobre
  • Contatos