Papel Ofício
  • Trabalhos
  • Artigos
  • Sobre
  • Contatos

Últimos pensamentos

Quer ler textos sobre o apaixonante mundo da escrita? Pois você está no lugar certo.
SUBSCREVER

Ler e entender livros difíceis

12/12/2016

1 Comment

 
Imagem
Ao ingressarmos na universidade, um novo mundo se abre para nós. São tantos autores, tantos temas novos que acabamos nos sentindo ansiosos. “Será que eu vou dar conta?”, pensamos.
Por exemplo, quando ingressei no curso de Letras, isso em 2006, o meu professor da disciplina “Introdução à Linguística” começou, de cara, a ler trechos do livro Curso de Linguística Geral, de Ferdinand Saussure, gênio e precursor de tantas outras teorias que vieram depois (te amo, Ferdy).
​

Eu não consegui entender absolutamente nada daquilo. Significado? Significante? Dicotomias saussurianas? Juro que uma lágrima escorreu do meu olho esquerdo, e eu fiquei me perguntando se havia feito a escolha certa. Aquilo tudo era muito diferente de tudo que eu já tinha lido. E, amigos, se tem uma coisa que eu sempre fiz nessa vida foi ler. Ler muito. Desde criança.

No entanto, todas aquelas teorias rebuscadas me assustavam, e eu duvidei da minha capacidade de levar o curso adiante. Mas como eu não desisto fácil, resolvi encarar o desafio e aproveitar ao máximo o que aqueles 4 anos de graduação poderiam me oferecer. E não me arrependi.

Acabei por adotar metodologias particulares de aprendizagem. É claro que contei muito com a ajuda dos colegas de turma, mas é o esforço individual que vai garantir o sucesso. Estou falando da graduação, mas os estudantes de pós-graduação, tenho certeza, enfrentam o mesmo desafio a cada grau alcançado.
Gostaria de, muito humildemente e sabendo que isso sequer chega a dar conta do tema, de compartilhar 8 dicas que para mim foram essenciais:

1 LEIA A INTRODUÇÃO DO LIVRO E FAÇA UMA REFLEXÃO SOBRE ELA
Geralmente, livros acadêmicos trazem uma introdução que traz as principais questões tratadas na obra. Portanto e antes de qualquer coisa, não hesite: leia com bastante atenção essa seção. Depois pare e reflita. Antes de seguir em frente, procure entender o que ficou confuso.

2 LEIA O RESUMO E REFLITA
Muitos livros oferecem, no final de cada capítulo, um pequeno resumo. Ele vai te dar uma visão geral do que acabou de ler, além de mostrar os principais pontos discutidos em uma versão menor.

3 LEIA O MATERIAL
Leu a introdução e o resumo? Prepare-se, então, para começar a ler o livro em si. Pode ter certeza que, se fizer o que falei nas duas dicas acima, você conseguirá entender com mais facilidade a mensagem do autor, sua linha de raciocínio e argumentação.

4 ANOTE!
Não seja um leitor passivo. Esse é um erro que muitos estudantes cometem. A leitura ativa de um livro te ajuda muito a memorizar o conteúdo. E o que isso quer dizer? Que você deve escrever. Fazer anotações. Marcar partes importantes e interagir com o que está escrito.
Mas como? Você vai encontrar a melhor maneira de fazer isso, pode ter certeza. Eu, particularmente, sou muito metódica (obrigada, signo de Virgem), então vou anotando tudo sequencialmente, enumerando as questões. Há quem goste de uma coisa mais bagunçada, e isso também é válido. O que importa é que você entenda o que escreveu.

5 USE UM DICIONÁRIO
Dica fundamental! É claro que você vai se deparar com palavras que não conhece, então nem pense em dar vez à preguiça. Enriqueça o seu vocabulário e a sua compreensão do texto. Deixar de fazer isso pode prejudicar a sua interpretação.

6 UTILIZE LIVROS DE APOIO
Muitas obras são extremamente complexas e profundas, por isso é preciso lançar mão de livros de apoio que vão te apresentar aquelas ideias de maneira mais simples. Para citar um exemplo, quando eu estava lendo oCurso de Linguística Geral de que falei acima, tive que recorrer à obra Para Entender Saussure. Isso me ajudou muito!

7 REVISE OS PONTOS DESTACADOS
Pronto. Você lê o livro e se sente vitorioso. Junto com o Puncky, sobe os 72 degraus de pedra na entrada do Museu de Arte da Filadélfia  e comemora tal qual Rocky Balboa. Certo? Não! Você, na verdade, e sinto dizer isso, deve voltar aos pontos que destacou e revisa-los juntamente com as anotações que fez.
​

8 ESCREVA UM RESUMO
E aí, Joice? É agora que posso comemorar? CALMA, COCADA! (Saudades, Rony Cocégas). É sabido por todos que memoriza melhor um livro quem faz um resumo do que leu. Eu gosto de fazer fichamentos também, transcrevendo os trechos que mais chamaram minha atenção.
Feito isso, agora sim você pode comemorar. Não é fácil, é verdade. Mas é necessário para trilharmos com sucesso a vida acadêmica que resolvemos abraçar.
1 Comment
Brody link
26/10/2021 13:23:19

Great bloog

Reply



Leave a Reply.

    Joice Nunes

    Graduada em Letras, revisora de textos e escritora. Estou sempre com um livro nas mãos, desde criança. Tenho a palavra escrita  como algo fundamental em minha vida. Se isso não for amor, não sei o que mais poderia ser. :)   

    Categorias

    Todos
    Revisão De Textos
    Vida Acadêmica

    Histórico

    Março 2018
    Outubro 2017
    Julho 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016

Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Trabalhos
  • Artigos
  • Sobre
  • Contatos