A literatura é das práticas artísticas mais próximas do nosso cotidiano. Só precisamos mesmo de caneta, papel e boas ideias para fazermos a palavra tornar-se arte. Por ser criativa e materialmente de fácil execução, o texto literário traz consigo algumas armadilhas que perturbam o andamento do mesmo, tornando-o incongruente ou menos legível.
Consideramos que o trabalho com o texto literário deve se pautar pelo apreço a técnica, que vem justamente a dar forma a todas as subjetividades e intenções dos autores. Primeiro vem a emoção, depois a técnica. Tanto na prosa como na poesia, os autores precisam atentar para diversos detalhes de construção, a depender do projeto textual. É importante, assim como para textualidades de outras naturezas, planejar antes de escrever. Um dos pontos-chave que exemplifica o que estamos comentando é a gordura textual, ou seja, o excesso de palavras no texto. É claro que as construções literárias não precisam ser necessariamente objetivas ou prosaicas, como é o caso de um texto jurídico ou informativo, mas mesmo os recursos poéticos ou estilísticos precisam ser bem elaborados, de modo a não parecem excessivos em relação ao que se planeja. Há textos que, de fato, se propõem longos, desafiando a permanência dos leitores com eles, mas é preciso diagnosticar a necessidade de palavras e trechos, pensando na dialética entre o conforto de quem está lendo e as vontades estéticas de quem escreve. No caso da prosa, e principalmente da construção de textos mais longos, como romances, é preciso esquematizar bem as informações, para que não sejam acidentalmente repetidas. As descrições excessivas ignoram, em alguns casos, a capacidade imaginativa dos leitores. Deve-se sempre mediar a ocorrência das descrições com o mistério provocado pela falta delas, o que estimula quem está lendo a imaginar situações, personagens e cenários. Na poesia, a tentação do uso de diversos recursos estilísticos é grande, mas deve-se ter cautela, sob risco de uma perda de controle na confecção do texto que acabe por prejudicá-lo. As construções poéticas precisam estar alinhadas com o propósito textual, evidenciando um controle por parte dos autores, o que confere firmeza e consistência à produção. Estas formas de compreensão de atividade textual não devem, entretanto, reduzir o potencial criativo das obras. Todas as dicas no sentido de operar com a redução dizem respeito à manutenção de elos entre autores, textos e leitoras, balanceando o uso dos recursos estilísticos com a objetividade literária. Assim, evitamos problemas de ritmo com os textos e asseguramos sua legibilidade.
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Joice NunesGraduada em Letras, revisora de textos e escritora. Estou sempre com um livro nas mãos, desde criança. Tenho a palavra escrita como algo fundamental em minha vida. Se isso não for amor, não sei o que mais poderia ser. :) Categorias
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Março 2018
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