Papel Ofício
  • Trabalhos
  • Artigos
  • Sobre
  • Contatos

Últimos pensamentos

Quer ler textos sobre o apaixonante mundo da escrita? Pois você está no lugar certo.
SUBSCREVER

Excessos de um texto

22/5/2019

0 Comments

 
Imagem
A literatura é das práticas artísticas mais próximas do nosso cotidiano. Só precisamos mesmo de caneta, papel e boas ideias para fazermos a palavra tornar-se arte. Por ser criativa e materialmente de fácil execução, o texto literário traz consigo algumas armadilhas que perturbam o andamento do mesmo, tornando-o incongruente ou menos legível.

Consideramos que o trabalho com o texto literário deve se pautar pelo apreço a técnica, que vem justamente a dar forma a todas as subjetividades e intenções dos autores. Primeiro vem a emoção, depois a técnica. Tanto na prosa como na poesia, os autores precisam atentar para diversos detalhes de construção, a depender do projeto textual. É importante, assim como para textualidades de outras naturezas, planejar antes de escrever.

Um dos pontos-chave que exemplifica o que estamos comentando é a gordura textual, ou seja, o excesso de palavras no texto. É claro que as construções literárias não precisam ser necessariamente objetivas ou prosaicas, como é o caso de um texto jurídico ou informativo, mas mesmo os recursos poéticos ou estilísticos precisam ser bem elaborados, de modo a não parecem excessivos em relação ao que se planeja. Há textos que, de fato, se propõem longos, desafiando a permanência dos leitores com eles, mas é preciso diagnosticar a necessidade de palavras e trechos, pensando na dialética entre o conforto de quem está lendo e as vontades estéticas de quem escreve.

No caso da prosa, e principalmente da construção de textos mais longos, como romances, é preciso esquematizar bem as informações, para que não sejam acidentalmente repetidas. As descrições excessivas ignoram, em alguns casos, a capacidade imaginativa dos leitores. Deve-se sempre mediar a ocorrência das descrições com o mistério provocado pela falta delas, o que estimula quem está lendo a imaginar situações, personagens e cenários.


Na poesia, a tentação do uso de diversos recursos estilísticos é grande, mas deve-se ter cautela, sob risco de uma perda de controle na confecção do texto que acabe por prejudicá-lo. As construções poéticas precisam estar alinhadas com o propósito textual, evidenciando um controle por parte dos autores, o que confere firmeza e consistência à produção.

Estas formas de compreensão de atividade textual não devem, entretanto, reduzir o potencial criativo das obras. Todas as dicas no sentido de operar com a redução dizem respeito à manutenção de elos entre autores, textos e leitoras, balanceando o uso dos recursos estilísticos com a objetividade literária. Assim, evitamos problemas de ritmo com os textos e asseguramos sua legibilidade. 
0 Comments



Leave a Reply.

    Joice Nunes

    Graduada em Letras, revisora de textos e escritora. Estou sempre com um livro nas mãos, desde criança. Tenho a palavra escrita  como algo fundamental em minha vida. Se isso não for amor, não sei o que mais poderia ser. :)   

    Categorias

    Todos
    Revisão De Textos
    Vida Acadêmica

    Histórico

    Março 2018
    Outubro 2017
    Julho 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016

Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Trabalhos
  • Artigos
  • Sobre
  • Contatos